FORTALEZA / CE - domingo, 28 de abril de 2024

Residência do Hospital Batista Memorial

Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais do Hospital Batista Memorial 

1.    Histórico. 

1.1.           O Hospital Batista Memorial e a Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais.  

O Hospital Batista Memorial de Fortaleza (HBM) é um hospital filantrópico com mais de 40 anos de existência. Possui comprovada prestação de ótimos serviços à sociedade. A sua vez, o Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais (CTBMF) do HBM iniciou seu funcionamento neste hospital no ano 2000. O atendimento prestado por este serviço tem caráter ambulatorial, cirúrgico, emergencial e eletivo. Este funciona diuturnamente, fins de semana e feriados com plantonistas no local de atendimento. Assiste preferentemente à população através do Sistema Único de Saúde, muito embora atenda também à Rede Suplementar de Saúde e também a particulares. O serviço em si possui um corpo clínico constituído por profissionais especializados em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais. Destacados professores dos cursos de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará ou da Universidade de Fortaleza. Professores de cursos de pós-graduação em CTBMF de diversas instituições no estado do Ceará e em outras unidades da federação (Tabela 1). Assim, nossa equipe está preparada para atender a urgências odontológicas, a traumatologia bucal e do complexo maxilo-facial, a cirurgia das deformidades faciais, a cirurgia das neoplasias benignas do complexo buco-maxilo-facial, a cirurgia para reconstrução das seqüelas faciais, a cirurgia das afecções da articulação têmporo-mandibular, assim como tratamentos clínicos ambulatoriais e a prevenção do câncer de boca.  Este serviço surgiu de um convite feito pelo então diretor do hospital, em 1999. A intenção inicial foi a de ampliar o atendimento deste hospital para a área da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Entretanto, o serviço cresceu e hoje já se nota uma maior divulgação da especialidade na sociedade cearense devido às atividades desenvolvidas por nossa equipe neste hospital. A população do Ceará veio a conhecer mais a fundo a especialidade e a reconhecer esta atividade como uma área da saúde executada por cirurgiões-dentistas. Em contrapartida, o hospital recebeu um acréscimo no afluxo de pacientes, acréscimo este constatado pela diretoria do hospital em sua receita naquela época.  O serviço é hoje aberto a todos os cirurgiões-dentistas que desejem atender seus pacientes sob anestesia geral por motivos especiais do paciente (ex; endodontia, dentisteria e cirurgia para o atendimento a pacientes especiais), contando com o apoio da equipe e de uma sala de cirurgia montada especialmente para este fim.    

1.2.           Da Residência em si. 

Depois do êxito alcançado pelo serviço, objetivou-se criar dentro do mesmo uma Residência em CTBMF e um centro de referência da odontologia hospitalar no Ceará (contando sempre com o apoio da direção do hospital). A Residência surgiu no ano 2000, com o objetivo de construir um curso para formar profissionais que quisessem labutar nesta especialidade. A sede da Residência está localizada no próprio Hospital Batista Memorial de Fortaleza e no Instituto Doutor José Frota (IJF), este último é o hospital terciário onde se recebe e se opera a traumatologia advinda de todo o estado do Ceará. Estes enfermos operados nestes dois hospitais são em sua maioria referenciados dos postos de saúde públicos, dos centros de saúde das universidades, das secretarias de saúde do interior do estado e da rede de saúde suplementar. Devido à alta incidência, ao grande número de pacientes assistidos e à diversidade patológica desta assistência, existe um ambiente propício para formação de novos profissionais.  Para arregimentar a formação dos Residentes foi montada uma rede de Hospitais e de Serviços que compôs o todo do curso. Visamos fornecer o mais amplo aprendizado, o convívio hospitalar e o conceito de multidisciplinariedade ao aluno. A descrição destes serviços pode ser vista na Tabela 2. É mister comentar que o vínculo entre os demais serviços e a Residência é formalizado via contrato firmado entre as direções pertinentes.     

1.3.           Da estrutura e do funcionamento da Residência.  

A estrutura física do serviço de CTBMF-HBM dispõe de duas salas interconectadas para o atendimento clínico e cirúrgico ambulatorial, uma sala de repouso provida de dois leitos e banheiro, uma sala para radiologia provida de um aparelho para a tomada de raios X ortopantomográfico. Tais salas estão localizadas no setor de emergência do hospital.  O próprio HBM possui um Centro Cirúrgico com seis salas, sala pré-operatório e sala de recuperação pós-anestésica. A UTI está equipada com oito leitos. Possui 200 leitos hospitalares, onde 60% destes é destinado ao Sistema Único de Saúde e inclui 40 outros leitos destinados a pacientes conveniados com a rede complementar e particulares. A clínica de imagem dispõe de aparelhos para raios X e fluoroscópio geral, para Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada. Para efeitos de comparação e análise o HBM é considerado pelo Ministério da Saúde/Sistema Único de Sáude como Hospital nível IV para Neurocirurgia.  Os demais serviços hospitalares que compõem o curso possuem estrutura própria e estão localizados em instituições de reputado nome como o hospital Instituto Doutor José Frota da Prefeitura de Fortaleza (IJF), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará, Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) do Governo do Estado do Ceará, Hospital da Polícia Militar (HPM) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEOP) da Policia Militar do Estado do Ceará. Esta rede de hospitais recebe o Residente em seus devidos setores especializados. O serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC e da SCM, serviço de CTBMF do IJF, serviço de CTBMF do HPM e CEOP e serviço de Cirurgia Plástica do HIAS, é importante ressaltar o caráter público do serviço, bem como a inserção do serviço nos principais hospitais em nível terciário do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado O funcionamento da residência está baseado numa escala oferecida ao aluno no inicio do ano, tal escala é alterada cada seis meses para o melhor aproveitamento do Residente. O residente nos seus três anos obrigatoriamente circula em todos os serviços da rede de hospitais, submetendo-se aos horários e aos regimes estabelecidos por cada setor.  

1.4.           Da formação teórica. 

O curso está montado num sistema de Residência, com enfoque na prática diária. Porém, é uma preocupação do curso dar uma excelente formação teórica para o aluno. Com isto, o aluno no decorrer dos três anos assiste a aulas proferidas por professores especializados nos temas abordados, montam seminários para discussão de temas específicos, são estimulados à pesquisa via a produção de um trabalho científico obrigatório para o recebimento do título no fim do curso. Assim como são também estimulados a proferirem palestras e participação em congressos.